Como otimizar espaço?

Quem comprou um imóvel nos últimos tempos ou pretende comprar, já deve ter percebido que, enquanto os edifícios crescem em altura e são equipados com inúmeras opções de lazer, os apartamentos, pelo contrário, estão cada vez mais compactos. Como então, distribuir móveis e objetos de decoração sem deixar o ambiente apertado e a circulação comprometida? Preparamos algumas dicas que, atreladas a bom gosto, farão seu imóvel parecer um castelo.

Sala:

Sofás e armários com muitos detalhes e cores escuras tornam-se o foco da sala, tirando a atenção de outros elementos. Desta forma, causam a sensação de ambiente pequeno. Outro alerta é que nem sempre optar por móveis e objetos pequenos é uma boa opção. Muitos deles, se usados juntos e sem cuidado com a circulação, podem deixar o ambiente cheio, pesado. Porém, se combinados com peças maiores, trarão movimento, além de deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

A distribuição correta dos móveis na sala melhora a iluminação natural. Uma dica é que nada fique embaixo da janela. Outra dica é usar cortinas de tecidos claros e leves até o chão. “Ajuda na sensação de amplitude e iluminação”.

Ambientes como sala de jantar e estar podem ser integrados usando um único móvel que se estenda ao longo dos cômodos.

Além dessas opções, a mesa de jantar também pode ser adaptada. Se as cadeiras estiverem bloqueadas no canto, por exemplo, podem ser substituídas por um banco em estilo ‘L’, chamado canto alemão. Assim, você vai aproveitar melhor o local cercado pela mesa e ganhar mais espaço na sala

Já na sala de estar, a TV fixada na parede, num painel com prateleiras, é outra solução. Ocupe o espaço livre embaixo da TV com um móvel de apoio menor

Sobre as cores, os tons claros deixam o ambiente leve e iluminado, portanto amplo. “Sobre as estampas, listras podem ser usadas em cortinas, tapetes e papel de parede. Dependendo do sentido (horizontal ou vertical) aumenta a sala em comprimento ou altura.

Cozinha:

Para a cozinha, apesar das inúmeras opções de cores para móveis e eletrodomésticos, usar cores escuras pode afetar a percepção de amplitude. “Então, sugiro tonalidades vibrantes e cores escuros somente nos detalhes, como em revestimentos de parede, frentes de portas ou gavetas, todos combinados às cores claras”. Além disso, usar o mesmo piso em ambientes integrados (sala e cozinha, por exemplo) ou mesmo em boa parte do chão é mais uma fórmula para ampliar o apartamento.

Móveis sob medida são indicados para aproveitar melhor o espaço na cozinha. Armários integrados com eletrodomésticos (principalmente os de embutir) são práticos, ocupam menos espaço e deixam a cozinha ainda mais espaçosa.

Quarto:

Por ter a largura de um colchão, esse modelo de cama ocupa menos espaço. Não

possui cabeceira, nem estrutura de madeira ou ferro em volta dos colchões, o que permite um melhor encaixe no layout do quarto. Além disso, tem um design mais limpo. Apesar de geralmente ser mais alta, se ganha espaço em seu entorno.

Banheiro:

Quem preferir colocar um Box no banheiro para separar a área da ducha, a especialista indica que o modelo tenha porta de correr e seja de vidro transparente. “O recomendado é o incolor, sem película, que permite passar mais luz para o cômodo”, ensina. “Espelhos até o teto ou em boa parte da parede da bancada também contribuem para ampliar o banheiro”.

Piso:

Usar o mesmo piso em sala e cozinha, sala e varanda ou outros ambientes integrados é uma maneira de trazer unidade e ampliar o apartamento. Além disso, pisos em grandes formatos deixam os cômodos amplos por terem menos rejunte aparente. Vale apostar ainda em cores claras para deixar o ambiente mais iluminado e amplo.

Parede:

As medidas dos quadros devem ser pensadas antes de colocá-los na parede. “Cuidado para não usar um quadro muito grande numa parede atrás de um sofá, por exemplo, chegando a deixar a cabeça de alguém encostar. Quanto à proporção, é preciso atenção para não usar um único quadro numa parede grande ou ao contrário.

Uma dica da especialista é que seja feito um jogo de molduras com os quadros de tamanhos e cores diferentes (foto). “Assim, formará uma figura geométrica harmoniosa com o conjunto. Isso traz movimento e vida ao ambiente, além de preencher a parede sem pesar na decoração, principalmente em pequenos cômodos”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>